segunda-feira, 17 de junho de 2013

:::: TREINO DURANTE O CICLO MENSTRUAL ::::



Bem, a pedidos, fiz uma pesquisa sobre treinar durante  o ciclo menstrual, muitas pessoas vieram me perguntar se fazia bem ou fazia mal, se havia benefícios ou não, tentarei aqui esclarecer alguns pontos sobre este item que, ao meu ver, preocupa muito as mulheres na hora de se exercitar.

É muito normal escutar uma garota dizer que não vai treinar naquele dia, ou que não vai treinar durante um período de tempo porque está no ciclo menstrual. E com razão.... pois nesta época o corpo da mulher se torna bastante sensível  provocando dores nas pernas, costas, dor de cabeça e nervosismo, alem da própria cólica é claro.

E é devido a estes sintomas que a menstruação é algo que incomoda e tira as mulheres da sua rotina, por menor que sejam os sintomas. E isso inclui também as atividades físicas, que muitas vezes acabam ficando de lado.


Mas vamos ao que interessa...

Primeiramente quero dizer que não ha beneficio algum em treinar nesta época, ou seja, não é porque você vai estar menstruada que seus músculos vão se desenvolver mais, ou você vai perder mais peso.

Geralmente, não há contraindicações em fazer atividades físicas estando menstruada. Mas é preciso esclarecer alguns pontos antes de chegarmos a uma conclusão.

  • A MULHER FICA SENSÍVEL  Não somente no sentido emocional, mas o corpo está bem mais sensível à dores e cansaço. Ela se sente mais fadigada, com menos ânimo e vontade de se movimentar muito.

  • DORES: Tudo dói. As pernas, braços, costas, barriga… Todas as partes do corpo dão alguma pista de que a mulher está naqueles dias.

  • ANTICONCEPCIONAIS: Se eles são usados, melhor! Pois tanto o fluxo quanto os sintomas diminuem, além de não haver grande oscilação nos níveis de hormônio.
  • O CORPO RECLAMA: Não é sempre, nem com todas mulheres, mas o corpo pede para descansar e guardar energia para o que está acontecendo lá dentro.


EXERCÍCIOS DURANTE A MENSTRUAÇÃO:

"Levando em conta todos esses fatores, e sabendo que podemos, sim, nos exercitar durante o período de fluxo, o que fazer?"

Durante esse tempo, as mulheres se sentem sem ânimo, sem a miníma vontade de ir à academia. É importante não ficar parada. Se a vontade for miníma, faça treinos mais leves, como caminhada, pilates, ioga ou alongamento. Se não, pode continuar no seu ritmo normal, sem problemas. Fique atenta apenas ao fluxo, se ele for muito intenso, reduza a carga e intensidade de exercícios nos membros inferiores, como agachamento e afundo.

Não ha contra indicações em fazer musculação e aeróbico.  Você pode fazer qualquer uma dessas atividades nesse período, no entanto, como a  capacidade muscular e pulmonar da mulher está menor, é preciso deixar os treinos mais leves, respeitando o corpo e as alterações hormonais típicas das mulheres. A oscilação dos níveis de hormônio (principalmente a progesterona, o FSH e o LH) causadas pelo ciclo menstrual pode influenciar na realização dos exercícios e no desempenho, com exceção das mulheres que tomam anticoncepcionais.

Então, respeite seu nível de condicionamento e os sintomas que está sentindo, mas não fique parada. Um dos princípios do treinamento é a continuidade, e a evolução torna-se muito difícil caso o treino seja interrompido por uma semana no mês. Fuja do desânimo. A prática de exercícios físicos nesse período, sempre respeitando suas condições, pode ajudar nos sintomas da menstruação.

Os exercícios aliviam as cólicas e dores. A atividade física aumenta a frequência cardíaca, elevando a temperatura corporal e favorecendo uma vasodilatação, que resulta na melhora da irrigação dos tecidos. Além disso, há produção de substâncias como noradrenalina, adrenalina e endorfinas que funcionam como verdadeiros analgésicos naturais, resultando a diminuição da dor.

Nesse período tão complicado, não renda-se à temida menstruação e faça o que lhe proporciona mais prazer.

LEMBRE-SE: NO PAIN NO GAIN

FONTE:http://www.anitafitness.com.br/posso-malhar-menstruada/#sthash.xJUzvgoO.dpuf

2 comentários:

  1. Eu luto May Thales, e quando eu estou menstruada eu evito ir pois meu fluxo é muito intenso, só que uma amiga minha está fazendo comigo e eu quero evitar de faltar para poder ajudar ela é ela me ajudar, mas por meu fluxo ser muito intenso eu tenho medo do absorvente vazar e eu não sei o que eu faço! Você tem alguma dica pra mim poder utilizar para poder lutar nesses dias?

    ResponderExcluir
  2. Eu luto May Thales, e quando eu estou menstruada eu evito ir pois meu fluxo é muito intenso, só que uma amiga minha está fazendo comigo e eu quero evitar de faltar para poder ajudar ela é ela me ajudar, mas por meu fluxo ser muito intenso eu tenho medo do absorvente vazar e eu não sei o que eu faço! Você tem alguma dica pra mim poder utilizar para poder lutar nesses dias?

    ResponderExcluir