terça-feira, 18 de junho de 2013

::: RETENÇÃO DE LÍQUIDOS – O QUE FAZER PARA ELIMINAR ::::




EM PRIMEIRO lugar, retenção de líquidos é o nome popular que descreve o inchaço no corpo ou em parte dele, e até certo ponto é comum às pessoas sentirem que estão retendo líquidos. As pernas inchadas no final do dia, com marcas de pressão das meias ou dos sapatos, são um exemplo de inchaço. O inchaço é o resultado do extravasamento de um líquido (pobre em proteínas do sangue) que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Esse líquido confere o aspecto inchado e brilhante da pele, muitas vezes compressível por acessórios da roupa ou mesmo com a pressão dos nossos dedos sobre a pele, deixando uma marca, um sulco, transitoriamente. Vamos às dicas:

1) PARE de consumir alimentos ricos em sódio, como enlatados, embutidos, fast food, conservas, carnes salgadas etc. O sódio faz o corpo reter líquido;

2) REDUZA o consumo de sal, opte por temperos naturais e sal LIGHT. O sal rosa do Himalaia é outra ótima opção;

3) BEBA mais água. Acredite ou não, a ingestão maior de líquidos ajuda a eliminar o sódio – e o inchaço;

4) EVITE carboidrato simples (como pão branco, massa branca, bolachas, doces, batata frita etc). Carboidratos são transformados em glicose e armazenados no organismo sob a forma de glicogênio para geração de energia. Para ser retida no corpo, uma molécula de água deve ligar-se a glicose. Quanto mais carboidratos armazenados você tiver, mais pesada e inchada vai se sentir;

5) MEXA-SE, os exercícios ajudam a eliminar o excesso de água por meio da respiração e aceleram a digestão. Quando você se exercita, estimula os músculos a moverem mais rápido o alimento e a água pelo seu organismo. Acabe com a constipação fazendo alguma atividade de sua preferência pelo menos 30 minutos por dia para promover a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo. Suar também libera líquidos;

6) CONSUMA suplementos ou alimentos ricos em cálcio e magnésio (vegetais verdes escuros, nozes, abacate, queijo cottage, iogurte desnatado, cereais integrais, oleaginosas). Ambos competem com o sódio pela absorção no organismo; por isso, se você consumir quantidades adequadas de ambos, seu corpo será forçado a eliminar o sal que não foi efetivamente absorvido;

7) CUIDADO com os diuréticos. Quando paramos de tomar diurético, o corpo retém mais água e fica inchado durante uma ou duas semanas. Isso pode levar a uma dependência física, fazendo com que o corpo necessite do medicamento para se livrar do excesso de líquido, em vez de eliminá-lo naturalmente;

EVITE refrigerantes. A cafeína dos refrigerantes causa desidratação e o fósforo, um aditivo comum desse tipo de bebida, pode provocar inflamação na parede do intestino, aumentando ainda mais a sensação de inchaço;

9) CUIDADO com a pílula anticoncepcional, elas podem estabilizar o nível de progesterona, hormônio que induz o inchaço;

10) COMA legumes e verduras variadas, estas auxiliam e eliminar água do corpo;

11) A MAIORIA dos adoçantes contribuem para o inchaço, assim como a cafeína, álcool e até mesmo a nicotina são fatores. Prefira os adoçantes naturais como STEVIA e SUCRALOSE.

12) EVITE também laticínios que contenham lactose, eles agravam a retenção.

13) AUMENTE o consumo de alimentos ricos em proteínas, eles tem um efeito diurético no corpo.

14) CONSUMA suplementos probióticos.

15) REALIZE procedimentos estéticos como massagem modeladora e drenagem linfática;

16) AUMENTE o consumo de chás 100% naturais com atividade diurética – cavalinha, carqueja, hibisco, chá verde carqueja, hibisco, cidreira, erva-doce, capim-limão, camomila, cabelo de milho, dente-de-leão, quebra-pedra, salsaparrilha porangaba, guabiroba, chá de bugre).

E não se esqueça de seguir uma boa dieta, pois sem ela, nenhum treinamento surtirá efeito. 


Força e Honra


segunda-feira, 17 de junho de 2013

:::: TREINO DURANTE O CICLO MENSTRUAL ::::



Bem, a pedidos, fiz uma pesquisa sobre treinar durante  o ciclo menstrual, muitas pessoas vieram me perguntar se fazia bem ou fazia mal, se havia benefícios ou não, tentarei aqui esclarecer alguns pontos sobre este item que, ao meu ver, preocupa muito as mulheres na hora de se exercitar.

É muito normal escutar uma garota dizer que não vai treinar naquele dia, ou que não vai treinar durante um período de tempo porque está no ciclo menstrual. E com razão.... pois nesta época o corpo da mulher se torna bastante sensível  provocando dores nas pernas, costas, dor de cabeça e nervosismo, alem da própria cólica é claro.

E é devido a estes sintomas que a menstruação é algo que incomoda e tira as mulheres da sua rotina, por menor que sejam os sintomas. E isso inclui também as atividades físicas, que muitas vezes acabam ficando de lado.


Mas vamos ao que interessa...

Primeiramente quero dizer que não ha beneficio algum em treinar nesta época, ou seja, não é porque você vai estar menstruada que seus músculos vão se desenvolver mais, ou você vai perder mais peso.

Geralmente, não há contraindicações em fazer atividades físicas estando menstruada. Mas é preciso esclarecer alguns pontos antes de chegarmos a uma conclusão.

  • A MULHER FICA SENSÍVEL  Não somente no sentido emocional, mas o corpo está bem mais sensível à dores e cansaço. Ela se sente mais fadigada, com menos ânimo e vontade de se movimentar muito.

  • DORES: Tudo dói. As pernas, braços, costas, barriga… Todas as partes do corpo dão alguma pista de que a mulher está naqueles dias.

  • ANTICONCEPCIONAIS: Se eles são usados, melhor! Pois tanto o fluxo quanto os sintomas diminuem, além de não haver grande oscilação nos níveis de hormônio.
  • O CORPO RECLAMA: Não é sempre, nem com todas mulheres, mas o corpo pede para descansar e guardar energia para o que está acontecendo lá dentro.


EXERCÍCIOS DURANTE A MENSTRUAÇÃO:

"Levando em conta todos esses fatores, e sabendo que podemos, sim, nos exercitar durante o período de fluxo, o que fazer?"

Durante esse tempo, as mulheres se sentem sem ânimo, sem a miníma vontade de ir à academia. É importante não ficar parada. Se a vontade for miníma, faça treinos mais leves, como caminhada, pilates, ioga ou alongamento. Se não, pode continuar no seu ritmo normal, sem problemas. Fique atenta apenas ao fluxo, se ele for muito intenso, reduza a carga e intensidade de exercícios nos membros inferiores, como agachamento e afundo.

Não ha contra indicações em fazer musculação e aeróbico.  Você pode fazer qualquer uma dessas atividades nesse período, no entanto, como a  capacidade muscular e pulmonar da mulher está menor, é preciso deixar os treinos mais leves, respeitando o corpo e as alterações hormonais típicas das mulheres. A oscilação dos níveis de hormônio (principalmente a progesterona, o FSH e o LH) causadas pelo ciclo menstrual pode influenciar na realização dos exercícios e no desempenho, com exceção das mulheres que tomam anticoncepcionais.

Então, respeite seu nível de condicionamento e os sintomas que está sentindo, mas não fique parada. Um dos princípios do treinamento é a continuidade, e a evolução torna-se muito difícil caso o treino seja interrompido por uma semana no mês. Fuja do desânimo. A prática de exercícios físicos nesse período, sempre respeitando suas condições, pode ajudar nos sintomas da menstruação.

Os exercícios aliviam as cólicas e dores. A atividade física aumenta a frequência cardíaca, elevando a temperatura corporal e favorecendo uma vasodilatação, que resulta na melhora da irrigação dos tecidos. Além disso, há produção de substâncias como noradrenalina, adrenalina e endorfinas que funcionam como verdadeiros analgésicos naturais, resultando a diminuição da dor.

Nesse período tão complicado, não renda-se à temida menstruação e faça o que lhe proporciona mais prazer.

LEMBRE-SE: NO PAIN NO GAIN

FONTE:http://www.anitafitness.com.br/posso-malhar-menstruada/#sthash.xJUzvgoO.dpuf

domingo, 9 de junho de 2013

:::: EXERCÍCIOS EM JEJUM ::::


Praticar exercício em jejum se torna um assunto bem polemico a ser tratado, profissionais dizem que ao fazer este tipo de procedimento o corpo vai utilizar o músculo como fonte de energia, isso realmente pode acontecer, mas há maneiras de evitar este tipo de catabolismo.

O exercício em jejum é ideal para uma maior queima de gordura quando o nível de açúcar disponível no sangue (taxa de glicemia) está baixo. De acordo com esta tese, fazer alguma atividade física quando passou muito tempo desde sua última refeição, deve emagrecer mais do que se exercitar já com algo no estômago – ou digerido há pouco.

Isso acontece porque o glicogênio disponível nos músculos do jejuante se torna escasso, obrigando o organismo a usar as reservas das camadas adiposas – em outras palavras, queimar gordura.

Mas a palavra JEJUM, não significa que você vá se exercitar com o estomago vazio e com o corpo completamente sem energia, para este tipo de treinamento é aconselhável que se tome algum complexo vitamínico (com bastante água) para fortalecer o corpo e não provocar fraquezas durante  a atividade. Algumas pessoas fazem uso também de algum tipo de termogênico, lembrando que não são todos que se dão bem com termogênicos, pessoas com problemas cardíacos, de pressão ou labirintite não devem usar.

Também é importante frisar que a atividade física não deve ser pesada demais, uma caminhada de 30 a 40 minutos já é mais do que o suficiente, nada de corrida ou de ir treinar pesado na academia estando em jejum, lembre-se que seu organismo ao acordar está quase sem energia, e se você forçar demais a barra ele não vai aguentar.

Ao retornar da caminhada não se alimente de imediato, o uso da proteína isolada (algumas proteínas incluem em sua formula a glutamina e o bcaa) é essencial para repor os sais minerais do corpo e repor as energias, e só depois de 40 minutos (tempo da absorção da proteína pelo corpo) é que você vai tomar seu café da manhã, mas nada de pães, bolachas e, se você usou o termogênico... nada de café. Inclua no seu café da manhã alimentos que lhe façam permanecer mais tempo sem sentir fome, os carboidratos complexos como o inhame e a batata doce executam perfeitamente esta tarefa. Os carboidratos complexos correspondem àqueles com estrutura química maior, mais complexa, como os polissacarídeos (amido, celulose). Devido ao tamanho de sua molécula, são digeridos e absorvidos lentamente.

Fazendo estes passos você vai conseguir fazer os exercícios em jejum sem sentir nenhum tipo  de fraqueza ou mal estar, eliminando gordura e adquirindo mais definição corporal.


Bons treinos.

Força e Honra