quarta-feira, 29 de maio de 2013

:::: OS OVOS E SEU COLESTEROL ::::





A indústria da saúde nos faz crer que a quantidade de colesterol contido na gema do ovo é muito alta para ser consumida diariamente, sem que haja riscos significantes à saúde. O colesterol pode se acumular no interior das artérias e pode se tornar em um problema quando começa a diminuir o fluxo de sangue e consequentemente alterar a pressão sanguínea.


O colesterol também tem sido ligado à deterioração das paredes dos vasos sanguíneos, contribuindo para os infartos e doenças cardíacas. Vale lembrar que colesterol alto não é uma doença por si só, mas sim uma condição que profissionais de saúde tem o costume de ligar à doenças cardíacas.


E é verdade que quando comparamos as gemas com outras comidas, elas são relativamente ricas em colesterol, já que um ovo comum contém cerca de 190 a 215mg de colesterol. O colesterol é algo que as pessoas deveriam se preocupar, mas não tanto com o que é encontrado no ovo. Estudos tem mostrado que comer ovos regularmente, na verdade diminui o colesterol ruim e ainda eleva o colesterol bom.



POR: TIAGO FERNANDES


domingo, 26 de maio de 2013

:::: OS MALES DO ÁLCOOL ::::






Então você é daqueles que gosta de malhar pesado, se encher de suplementos e no fim de semana corre pra encher a cara de cachaça com os amigos alegando se divertir, fazer a mídia com as menininhas ou ate mesmo pra suprir seu alcoolismo?

Ou talvez você seja aquele cara que leva a serio sua rotina de treinos, mas no entanto você tem que ficar aturando seus amigos dizer fazes como "virou evangelico?", "deixou de ser homem?", e que na hora desses fatos você fica sem argumentos pra debater o quanto o álcool faz mal ao organismo.

Pois é pessoal, foi pensando nisso que resolvi fazer uma pesquisa sobre os males do alcool, e talvez isso explique ao espertalhão o motivo dele malhar tanto e não ter resultados significativo com seus treinos.

Há pessoas ingênuas ou ignorantes que abusam do álcool e esquecem que assim como o cigarro os males não vão aparecer agora, mas sim daqui a alguns anos. O excesso de álcool faz mal à saúde. O prazer de algumas horas de uma bebedeira, no dia seguinte dá lugar à ressaca. E ao invés de incentivar a moderação do uso, o empresário esperto cria o Engov contra os efeitos superficiais oriundos do consumo abusivo! E, segundo a propaganda, toda ocasião é propícia para beber muito: “Vai sair com o namorado? Bom engov pra você. Vai sair pra balada? Bom engov pra você! Vai sair mais cedo do trabalho hoje? Bom engov pra você!”.

O álcool é um grande problema social, visto que é uma droga de ampla aceitação e fácil obtenção, mas possui todas as características das demais drogas, como prejuízo da saúde do usuário, alteração do estado mental, entre outros. Primeiramente, vejamos alguns malefícios do excesso de álcool para a sociedade. Lembrando que considera-se excessivo o consumidor que bebe mais de cinco doses em um período de 1 hora, faz o uso de álcool de forma freqüente, regular e excessiva, mas que não possui sintomas de dependência.
  • Estatísticas internacionais apontam que em cerca de 15% a 66% de todos os homicídios e agressões sérias, o agressor, vítima, ou ambos tinham ingerido bebidas alcoólicas (Fonte: IIPDROG)
  • O consumo de álcool está presente em cerca de 13% a 50% dos casos de estupro e atentados ao pudor (Fonte: IIPDROG)
  • No Brasil, dados do Cebrid apontam que 52% dos casos de violência doméstica estavam ligados ao álcool (Fonte: Cebrid)
  • Pelo menos 2,3 milhões de pessoas morrem por ano no mundo todo devido a problemas relacionados ao consumo de álcool, o que totaliza 3,7% da mortalidade mundial, segundo um relatório elaborado pela Organização Mundial da Saúde (Fonte: Terra)
  • Pesquisa da UFRJ mostrou que o álcool estava presente em cerca de 75% dos casos de acidentes de trânsito com vítimas fatais (Fonte: Fapesp)
  • O consumo excessivo de bebidas alcoólicas está relacionado a 42,7% dos acidentes de trânsito com mortes da cidade de São Paulo (Fonte: Folha de São Paulo)
  • 12,3 % da população brasileira é dependente de bebidas alcóolicas, contra “apenas” 9% de tabaco e 1% de maconha (Fonte: Ministério da Saúde)
Agora vejamos os malefícios para a saúde do indivíduo, segundo estudos de pesquisadores da UNICAMP. A exposição crônica, por uso prolongado de quantidades elevadas de álcool associa-se à:


  • Cirrose hepática
  • Diminuição da Testosterona (Principal hormônio anabólico)
  • Dependência de álcool
  • Doenças cerebrovasculares
  • Neoplasias de lábio, cavidade oral, faringe, laringe, esôfago e fígado
  • Gastrite
  • Vrizes esofagianas
  • Pancreatites aguda crônica
  • Diabetes mellitus
  • Tuberculose
  • Pneumonia e influenza
  • Risco de coma alcoólico
  • Síndrome de Abstinência Alcoólica
  • Síndrome de Wernicke-Korsakoff (Síndrome que faz com que o corpo fique carente, Tenha dificuldades ou não absorva a vitamina B1)
  • O abuso de álcool determina mortalidade precoce. Na Suécia, perto de 25% dos óbitos De menores de 50 anos foram atribuídos ao álcool
  • Cânceres do sistema digestivo,
  • Cirrose, pancreatite alcoólica,
  • Diminuição dos efeitos anabólicos da insulina e do hormônio do crescimento
  • Perda de sensibilidade em membros inferiores,
  • Convulsões e demência
  • Arritmia cardíaca,
  • Impotência sexual,
  • Esterilidade e síndrome de abstinência fetal (bebê nasce dependente de álcool, apresentando os sintomas acima).
  • Abortamentos, baixo peso ao nascer e prematuridade, bem como retardos mentais, são freqüentes em filhos de mães alcoólatras.

Por fim, desmistificando um tópico que muitas pessoas têm como verdade, o álcool NÃO destrói neurônios. Pelo menos, não segundo uma pesquisa feita por 16 anos, pela professora de biologia e anatomia celular, Roberta J. Pentney. Segundo a pesquisa, o que ocorre é que o segmento terminal dos dendritos do neurônio, responsáveis pelas sinapses e por passar informações, atrofiam devido ao excesso de cálcio na célula. Isso porque a estrutura celular responsável por regular o fluxo de cálcio dentro da célula – Smooth Endoplasmic Reticulum (SER) – aparentemente é desligado devido ao álcool. De qualquer maneira, terminações atrofiadas comprometem tanto quanto neurônios mortos. Por isso as pessoas podem ter problemas de memória, de coordenação, tremores, etc. Mas ao parar a ingestão de álcool, essas terminações nervosas se restauram. Contudo, as sinapses acabam sendo refeitas de outra maneira, o que pode implicar em problemas nervosos permanentes.
Pois é..... é como eu costumo dizer: "do que adianta você treinar tanto, gastar tanto em suplementos, fazer dietas, se no fim de semana você enche o cranio de cachaça?". "É melhor ser um louco dobrado do que um normal em formato de barril"


As vezes você olha a foto dos seus amigos, se divertindo com uma lata de cerveja ou copo de wisk na mão, todos naquela alegria, mas.... pare e olhe o corpo deles e depois olhe o seu, quem é sempre o centro das atenções quando chega? quem é mais imune a doenças? quem se recupera melhor de ferimentos e tem mais folego pra encarar a vida e fazer um bom sexo? 


Foco, força e fé pessoal, não se deixe levar por um momento que vai atrasar sua vida.


Bons treinos


Força e Honra.

domingo, 19 de maio de 2013

:::: FOTOS DE COBERTURA NA RECIFITNESS ::::



Fiz algumas fotos do RECIFITNESS que ocorreu nos dias 18 e 19 de Maio de 2013 no Clube Português do Recife.



O evento está de parabéns, havia muita variedade  e novidades na parte de suplementação, muitas novidades também nos aulões gratuitos e na parte de moda fitness. Também Houveram as palestras, mas estas não tive o prazer de presenciar.

Gostaria de parabenizar a Todos da AGÊNCIA PROMO e principalmente a JULIANA MEDEIROS que deu ao CORPO SAGAZ a oportunidade de acompanhar todo o evento.


Obrigado tambem aqueles que acompanham meu trabalho, que participaram dos sorteios e que acessam a este blog, é sempre uma satisfação contar com o apoio de vocês.

E pra que não foi !!!!! So na próxima parceiro.