quarta-feira, 18 de abril de 2012

:::: A CANELITE E SUAS CAUSAS, TRATAMENTOS E PREVENÇÕES ::::


O QUE É?
Canelite é o nome popular da Síndrome de Estresse do Medial Tibial (SEMT) ou Periostite Medial da Tíbia, que é uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e músculos da tíbia, podendo se tornar fratura por estresse. Essa dor normalmente está relacionada ao impacto repetido da corrida, que gera microtraumas nessa parte do corpo. É comum em atletas que praticam futebol, tênis, ciclismo, corrida e ginástica artística.
A musculatura da tíbia trabalha de encontro aos grandes músculos da panturrilha, e é a última musculatura a aquecer e a primeira a “esfriar”. Por isso é de fundamental importância realizar o exercício de fortalecimento específico dessa musculatura.
A SEMT é classificada em quatro graus de gravidade, e alguns pesquisadores consideram a fratura por estresse o grau IV da Síndrome.
Tendinopatia ou inflamação no tendão: pode ser no tendão tibial posterior (em corredores que apresentam pisada pronada parte de dentro do pé), ou no tendão fibular (em pessoas que possuem pisada supinada parte de fora do pé).
Os sintomas são dor e inchaço na parte interna e no terço inferior da perna. A dor costuma diminuir com o aqueci- mento e é pior pela manha e após os exercícios.

QUAL É A CAUSA?:
Pronação excessiva dos pés (pisada com a parte de dentro do pé atinge o tibial posterior) ou supinação excessiva (pisada com a parte de fora do pé - atinge o tendão fibular). Para tanto, é importante observar a região mais desgastada da sola do tênis;
Prática de atividade física em terreno muito rígido;
Uso de calçados inadequados;
Fatores genéticos;
Treinamento sem orientação;
Fraqueza muscular;
Passadas excessivamente longas.

PREVENÇÃO:
  • Usar tênis de corrida flexíveis na parte frontal (usá-lo de 480 a 640km)
  • Equilíbrio no treinamento (volume, intensidade e recupe- ração)
  • Fortalecimento do tibial anterior (musculatura na parte de frente da perna)
  • Alongamento (antes e depois da atividade física) e aquecimento
  • Tênis apropriado à pisada.
  • Exercícios para a "panturrilha" pode aliviar os sintomas da famosa "canelite" (Canelite: dor causada nas inflamações do músculo, por causa do atrito com o osso nas corridas e exercícios de impactos ou longa duração)

 TRATAMENTO:
  • Repouso relativo, dando preferência a exercícios sem impacto (como bicicleta ergométrica), para manutenção do condicionamento físico
  • Acompanhamento profissional adequado (educador físico, fisioterapeuta e médico)
  • Exercícios de alongamentos para os músculos da panturrilha
  • À medida que os sintomas vão regredindo, incluir os exercícios de fortalecimento geral para musculatura da perna (panturrilha, tibial anterior, posterior, fibulares)
  • Correção do tipo de pisada do pé, com uso de tênis específico
  • Tratamento com antiinflamatório, medicamentos para alívio da dor

RETORNO AS ATIVIDADES:
A volta aos treinos no caso de parada também requer uma atenção. Em alguns casos, a dor volta junto com a corrida, e o atleta tem que estar atento. Dicas como o uso de palmilhas ortopédicas e a procura por um tênis específico para o seu tipo de pisada (neutra, supinada ou pronada) costumam ser boas saídas. Além do mais, a planilha deve sofrer alguma mudanças, com atividades mais leves.

Sugiro uma aquecida, um trote leve e, em seguida, alongamentos na volta aos treinos. Também é importante tentar mudar o terreno e o local da corrida. Se está numa superfície dura, é bom ir para um lugar mais macio, como gramado, terreno de terra batida e areia. Além disso, não deve persistir com a dor. O legal é fazer uma varredura com gelo na tíbia quando chegar em casa para tirar o incômodo. Alongamento também é bastante útil. Se a dor persistir, é necessário procurar um tratamento.


quarta-feira, 11 de abril de 2012

:::: PILATES: O QUE É, DE ONDE VEIO, SERVE PRA QUE E A QUEM ATENDE? ::::

“Se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém se tem 60 anos e tem flexibilidade e força é um jovem”. Joseph Pilates


Pilates é um sistema completo de exercícios criado na década de 1920 pelo alemão Joseph Pilates. Utilizando exercícios em aparelhos e equipamentos que atendem à necessidade dos praticantes, o método destaca-se pela integração do corpo, mente e espírito. É considerado por especialistas e praticantes como o método mais eficiente de condicionamento físico da atualidade.

O princípio básico do Pilates é a Contrologia definida por Joseph como “o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo e a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios de força que se aplicam a cada um dos ossos do esqueleto”.

Todos os exercícios têm como foco o fortalecimento do “Power House” ou Centro de Força, que é formado pela musculatura do abdômen, lombar, glúteos e assoalho pélvico. Acredita-se que o centro do corpo forte proporciona estabilização para que se possa produzir movimentos de forma ereta e alinhada, evitando compensações e contemplando a simetria. Com os músculos abdominais fortes e a postura correta, provavelmente não existiria dor lombar, segundo Joseph.

As aulas seguem algumas orientações como:

* Exercícios suaves e eficazes;

* Poucas repetições de cada movimento;

* Grande repertório de exercícios;

* Aulas individuais, duplas ou trios;

* Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;

* Resultados rápidos e duradouros;

* Construção de uma postura correta e natural.

Benefícios:

* Alongamento e maior controle corporal;

* Correção postural;

* Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;

* Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;

* Melhora da coordenação motora;

* Maior mobilidade das articulações;

* Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;

* Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;

* Aumento da concentração;

* Trabalha a respiração;

* Promove relaxamento.

O Pilates tem sido muito utilizado na reabilitação das disfunções causadas por doenças como hérnias de disco, escolioses, dores na coluna vertebral, ombros, joelhos, tornozelos, pós cirúrgicos, artroses, doenças neurológicas, gestantes, idosos, ou seja, sempre que houver necessidade de reabilitar ou condicionar o corpo.

O método pode ser praticado de crianças até idosos, sem uma idade limite. O atendimento pode ser feito por fisioterapeutas, educadores físicos e profissionais de dança para a reabilitação e condicionamento físico desde sedentários até atletas de alto nível.


Andressa Aguzzoli – Fisioterapeuta